segunda-feira, 5 de março de 2007

(Re) Definições...


Os Jesuítas sempre me marcaram... afinal, foram 12 anos a "andar na escola com eles"... e, desde então, foi amor à primeira vista, nunca mais nos separámos!
Confesso que há imensas coisas que admiro neles... não vou começar a escrever sobre isso, correndo sérios riscos de nunca mais parar! No entanto, estes Exercícios Espirituais trouxeram-me uma série de definições novas, que anotei nos meus apontamentos! E como sempre fui um "gajo porreiro" e nunca me importei de emprestar os apontamentos, desta vez até os publico neste blog... Plagiando os Da-Weasel, este post chamar-se-á, Re-Definições (fruto, então, destes EE):

Pedir: é tornar-se capaz de receber;

: relação de confiança que se tem com alguém;

Esperança: virtude de criar futuro;

Caridade: gratuitidade a favor do outro;

Liberdade: aquilo que me põe bem. Capacidade de me comprometer e escolher por um bem
maior;

Desculpar: é tirar a culpa (apenas);

Perdoar: que me seja dada a graça para ultrapassar determinada situação, sinónimo de recriar, criando condições para que as coisas recomecem;

Propósito: a estratégia para corrigir e o comprometimento com uma atitude de confiança;

Compromisso: dar a forma concreta ao desejo;

Baptismo: mergulho, com Jesus, na mesma obra;

Encarnação: estilo de vida, de quem é amor, estar presente;

Próximo: aquilo que eu tenho que ser em relação aos outros;

Humildade: desmontar os nossos artifícios de distância e autosuficiência;

Fidelidade: não fugir à responsabilidade que tenho com os outros;

Felicidade: não é a ausência de tristeza nem uma sensação de bem-estar. Felicidade é viver com o futuro;

Eucaristia: agradecimento+oferta gratuíta;

Memorial: actualização! Aquilo que foi continua a ser...

Morte: ponto crítico de mudança de estado (para a vida eterna);

Cruz: conveniência do amor, e não um conjunto de tristezas;

Ressurreição: renascer, florescer, fortificar;

Aparição: fazer sentir presente uma realidade que já não é física;

Ser cristão: querer estar com... em discernimento e sabedoria.




Espero que tenha vindo, então, um Diogo novo, destes EE...

Espero que saboreiem

1 comentários:

fatimarques disse...

tenho-me esquecido de dizer que gostei muito deste glossário... de maneira que vou copiá-lo e guardá-lo! (está bem?)

Estiveste muito calado durante o ET...

Fatimarques

Enviar um comentário